Pela primeira vez em três anos, representantes da China e da União Europeia se reuniram para discutir temas como a inteligência artificial e os fluxos de dados entre países. O encontro foi realizado nesta segunda-feira (18), em Pequim, em meio a tensão entre as partes, acentuada pelo anúncio de uma investigação da UE sobre os subsídios oferecidos para produção de veículos elétricos pelos chineses.
Leia mais
UE investigará aumento de importações de elétricos da China China se prepara para investir na própria indústria de chips; entendaChina defende regulamentação do metaverso; veja os pontos
Regulamentação da IA e fluxo de dados
A reunião faz parte da iniciativa Diálogo Digital de Alto Nível UE-China, copresidido pelo vice-primeiro-ministro chinês, Zhang Guoqing, e pela vice-presidente da Comissão Europeia para os Valores e Transparência, Vera Jourova.As negociações desta segunda cobriram questões consideradas chave, como a regulamentação de dados, IA e fluxo transfronteiriço de dados industriais.E ocorrem no momento em que as tensões entre China e UE aumentaram após a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciar a abertura de uma investigação sobre a venda de veículos elétricos chineses dentro do território europeu.Os produtores locais reclamam dos subsídios oferecidos por Pequim, o que dificulta a concorrência.A China criticou a investigação, classificando-a como um “ato protecionista” e alertou que prejudicaria as relações econômicas entre as partes.
UE investiga aumento de importações de elétricos da China (Imagem: divulgação/BYD)
Declarações
A Comissão Europeia expressou preocupação com “as dificuldades enfrentadas pelas empresas da UE na China para fazer uso de seus dados industriais, como resultado da aplicação da legislação recente”. O comunicado não detalhou a que legislação se referia.
A China expandiu sua lei de contraespionagem em julho, com amplas atualizações, incluindo a proibição da transferência de qualquer informação relacionada à segurança nacional e a ampliação da definição de espionagem.
Zhang disse na reunião que Pequim recebe empresas de todo o mundo, incluindo da Europa, para compartilhar as oportunidades de desenvolvimento de sua economia digital e alcançar resultados vantajosos para todos.
As duas partes concordaram em promover um ambiente aberto, justo e não discriminatório para o desenvolvimento da economia digital. As informações são da Reuters.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
O post Diálogo: União Europeia e China discutem regulamentação da IA apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: Olhar Digital