O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou ao lado da primeira-dama Janja Lula da Silva, nesta sexta-feira (15/9), em Havana, capital de Cuba.
Durante a manhã deste sábado (16/9), Lula vai abrir os discursos na Cúpula do G77 + China, bloco que reúne 134 nações do chamado Sul Global (países em desenvolvimento).
Ainda no sábado, o presidente brasileiro vai ter uma reunião bilateral com o presidente cubano Miguel Díaz-Canel, no Palácio do Governo de Cuba.
As relações com Cuba andam estremecidas desde o governo Temer. Lula tem trabalhado para retomar essas relações desde que assumiu seu terceiro mandato.
Um dos objetivos da viagem é negociar a retomada do pagamento de parcelas do financiamento de US$ 658 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Esse financiamento foi feito nos anos 2010 para a reforma do Porto Mariel.
Fonte: Metrópoles