Risco de linfomas aumenta com a idade. Saiba como prevenir

O Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas (15/09) tem o objetivo de conscientizar a população sobre as características e forma de prevenir a doença, que atinge mais de 735 mil pessoas anualmente em todo o mundo.

Linfoma é o nome de um conjunto de cânceres que se distribuem no sangue e atacam o sistema responsável pela defesa do organismo, o sistema linfático. Ele é composto por órgãos, vasos, tecidos linfáticos e pelos linfonodos, que se distribuem pelo corpo.  Em geral, o inchaço dos linfonodos é o principal sinal do aparecimento da doença, principalmente na região da virilha, pescoço e axila.

Linfomas são mais comuns em idosos

A incidência dos linfomas tende a aumentar com a idade. Portanto, um diagnóstico precoce e a conscientização são essenciais para um envelhecimento saudável. De acordo com Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), nos últimos 25 anos, o número de novos casos de linfoma não-Hodgkin duplicou, em especial em pessoas acima dos 60 anos de idade.

“Estima-se que, até 2050, a população idosa do Brasil salte de 31 milhões de pessoas atualmente para 60 milhões, o que representará quase 30% da população do Brasil”, afirma a hematologista Morgani Rodrigues, cofundadora do canal Longidade.

“Adotar um estilo de vida saudável com uma dieta equilibrada, com maior consumo de alimentos naturais ao invés dos ultraprocessados, exercícios regulares e evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool pode reduzir o risco de desenvolver linfomas e outras doenças relacionadas à idade”, destaca a médica.


0

Leia a notícia completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde do Metrópoles no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Fonte: Metrópoles 

Deixe seu comentário
26 C
Belém
- Publicidade -spot_img

Últimas notícias