Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, tem marcado conversas sigilosas à meia-noite. Com isso, espera mantê-las em segredo por mais tempo do que o habitual.
Marco Maciel, ex-presidente da República de 1995 a 2003, entrava pela madrugada conversando. Mas por outro motivo: dormia, em média, 4 horas por dia, e achava que seus interlocutores também.
Por duas vezes, recebeu-me de madrugada no Palácio do Planalto, e uma vez em seu apartamento. Ele, aceso, e dono da situação; eu, sonâmbulo e cansado.
Uma vez, quando governava Pernambuco, ele acabou com uma greve de canavieiros de madrugada, estendendo as conversas até o amanhecer, e só servindo água e cafezinho.
Maciel é autor de frases políticas famosas. Uma delas: “Quem tem prazo não tem pressa”. A pressa era sempre do outro. O senhor do tempo era ele.
Ao ex-presidente José Sarney, atribui-se uma frase que ele nunca disse: “Cinquenta por cento dos problemas se resolvem por eles mesmos; os outros cinquenta por cento não têm solução”.
Fonte: Metrópoles