O governo da Itália comunicou que o Ministério da Indústria sofreu um “ataque cibernético pesado” na manhã desta sexta-feira (26), deixando o portal e seus aplicativos fora do ar. Segundo o órgão, os técnicos já estão trabalhando para “mitigar as consequências”.
O governo acrescentou que as verificações iniciais não mostraram evidências de roubo de dados. O ministério também pontuou que já está em contato com a Agência Nacional de Segurança Cibernética (ACN) para reduzir a inconveniência aos cidadãos e empresas que dependem do sistema.
Não há prazo para as atividades voltarem ao normal.
Leia mais!
Brasil é o principal alvo de ataques cibernéticos na América LatinaDados vazados de motoristas em SP: como criminosos podem usar suas informações?6 dicas para manter as crianças seguras no mundo onlineConheça as principais tendências de cibersegurança em 2023
Agência italiana já vem alertando sobre ataques na Europa
Em fevereiro, a ACN fez um alerta às organizações de vários países europeus informando que milhares de servidores de computador em todo o mundo foram alvo de um ataque hacker de ransomware.
Na época, o ataque visou explorar uma vulnerabilidade de software, alcançando grande escala, comprometendo servidores de vários países europeus, como França e Finlândia, embora Estados Unidos e Canadá também tenham sido atingidos.
Recentemente, instituições financeiras de Portugal também enfrentaram invasões, essas vindas do Brasil. Pesquisadores identificaram que a “Operação Magalenha” atacou mais de 30 instituições financeiras com um malware de roubo de dados.
Segundo os pesquisadores Aleksandar Milenloski e Tom Hegel, usando o malware, os hackers conseguem “roubar credenciais, exfiltrar dados ou informações pessoais de usuários e obter controle total sobre as máquinas infectadas”.
A origem da campanha foi identificada via análise de arquivos e diretórios que usavam o idioma português do Brasil.
Com informações da Reuters
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
O post Sistema offline: Itália sofre forte ataque cibernético apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: Olhar Digital