A escola de samba Deixa Falar, da Cidade Velha, em Belém, sagrou-se campeã do concurso de samba-enredo da Acadêmicos do Grande Rio para o Carnaval de 2025. A final aconteceu na quadra da escola carioca, em Duque de Caxias, na noite deste sábado (28), e o samba vencedor, intitulado “A mina é cocoriô!”, foi composto por Mestre Damasceno, Ailson Picanço, Davidson Jaime, Tay Coelho e Marcelo Moraes.
“O samba vencedor é o samba de Mestre Damasceno”, declarou o presidente de honra da Grande Rio, Jayder Soares, ao anunciar o resultado.
A composição da Deixa Falar embalará o desfile da Grande Rio na Marquês de Sapucaí, no dia 3 de março de 2025, cujo enredo é “Pororocas Parawaras: As Águas dos Meus Encantos nas Contas dos Curimbós”. O tema, desenvolvido pelos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, presta uma homenagem à rica cultura do Pará e às suas lendas, inspirado na música “Quatro Contas”, de Dona Onete.
Competição acirrada entre escolas paraenses
Além da Deixa Falar, a escola Bole Bole, do bairro do Guamá, também disputou a final com seu samba, após ambas terem se destacado na seletiva realizada em Belém, no Parque Urbano Belém Porto Futuro, em setembro. No total, 18 sambas foram inscritos, e apenas cinco chegaram à grande final no Rio de Janeiro.
Para reforçar a presença paraense no Carnaval carioca, a nova musa da Grande Rio para 2025 será Alane Dias, também natural do Pará, que esteve presente na final.
Retorno de Mestre Damasceno à Sapucaí
Esta será a segunda vez que Mestre Damasceno verá um de seus sambas ser interpretado no Sambódromo da Sapucaí. Em 2023, ele fez parte do enredo “Moguangueiro da Cara Preta”, apresentado pela Paraíso do Tuiuti.